Transformei esta caixa cubo numa concertina.



Concertina
Os instrumentos e os seus tocadores
O instrumento chinês Cheng, que foi introduzido na Europa em 1777, parece ter estado na origem da concertina. É um instrumento largamente difundido na música de raiz tradicional Europeia.
O instrumento chinês Cheng, que foi introduzido na Europa em 1777, parece ter estado na origem das ideias utilizadas para o desenvolvimento da concertina.
Em 1921, Haeckel em Viena e depois Buschmann na Alemanha inventaram instrumentos para soprar com a boca com palhetas livres. Buschmann adicionou foles um teclado de botões no ano seguinte, para poder ser tocado com as mãos, tornando esse instrumento como o primeiro antepassado reconhecível da concertina. Finalmente, em 1929, Cyrillus Damian, um construtor de instrumentos radicado em Viena, adicionou acordes no baixo, e patenteou este instrumento como acordeão (Paralelamente, Sir Charles Wheatstone patenteou a concertina em 1829 e Heinrich Band em 1940 inventou o Bandonioni).
O Acordeão de Demian chega um ano depois a Paris, onde numerosos construtores o vão melhorando durante o Séc.XIX, salientando-se várias fases: a substituição de acordes por sons simples em cada botão; o aparecimento do acordeão misto, em que alguns botões dispunham de um som a fechar e outro a brir, enquanto que outros botões produziam um som único; e, o aparecimento do Acordeão de teclado (cópia do teclado de piano).

Retirado do site clica Aqui