TSURU PÁSSARO POETA

Tsuru de eternidade...
Mil desejos eu fiz.
Trazendo você pelo bico-tear.
Ninho brotando no seu coração.
Sou pássaro humano
Meus braços alados o vento leva.
Teimando em pousar.
Um poema rasgando ninho
Em ti repousa palavras
Traduzindo apenas o amor
Que eu pássaro-gente
Não sei cantar,
Porque já sou Tsuru
Voando no Céu
Bordando seu nome
Para mil anos brilhar
Dentro de mim.

SÔNIA ORTEGA WADA

Nota: Esta ave símboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Breve história sobre o Cavalo - Marinho



(Cavalo-Marinho macho,fertilizando os ovos)


Nome - Cavalo-Marinho

Nome científico-Hippocampus guttulatus

Classe - Peixes

Ordem - Syngnathiformes

Família - Syngnathidar

Comprimento - Eles chegam a atingir cerca de 15 cm no máximo,corpo coberto com placas em anel. Muitos espinhos livres na frente da nadadeira dorsal. Barbatanas dorsal redonda com 18 raios , minúsculas nadadeiras anal e peitoral.

A vida deles é estimada entre 2 a 4 anos em aquário. No meio marinho, ele vive como um príncipe entre a superfície e os meios poucos profundos, próximo das algas e plantas marinhas, sua vida seria de 5 a 7 anos depende da espécie.


O Cavalo -Marinho possui uma cabeça alongada com filamentos que lembra a crina de um cavalo.Algumas das suas características são mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro, características essas que são semelhantes as de um camaleão, outras particularidades nada de pé e tem uma bolsa parecida com a do canguru.

A reprodução, ocorre na primavera, pois são os machos quem fertilizam os ovos postos pelas fêmeas, ele têm uma bolsa na cauda onde guardam os ovos. Os ovos ficam lá dentro por dois meses, o macho tem de fazer fortes contracções para poder libertá-los.

Existe uma particularidade engraçada no macho ele para conquistar a fêmea fica dando cambalhotas com ela. O Cavalo-Marinho é fiel, e tem um único parceiro a vida toda.

1 comentário: