TSURU PÁSSARO POETA

Tsuru de eternidade...
Mil desejos eu fiz.
Trazendo você pelo bico-tear.
Ninho brotando no seu coração.
Sou pássaro humano
Meus braços alados o vento leva.
Teimando em pousar.
Um poema rasgando ninho
Em ti repousa palavras
Traduzindo apenas o amor
Que eu pássaro-gente
Não sei cantar,
Porque já sou Tsuru
Voando no Céu
Bordando seu nome
Para mil anos brilhar
Dentro de mim.

SÔNIA ORTEGA WADA

Nota: Esta ave símboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

HISTÓRIA ,CONCEITO E ORIGEM DO CARNAVAL

HISTÓRIA DO CARNAVAL

Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demónios da má colheita. As origens do Carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o Carnaval estão associadas a fenómenos astronómicos e a ciclos naturais. O Carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos Carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

CONCEITOS E ORIGEM


O Carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Quinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.
O termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.

A própria origem do Carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos Césares, ligadas às famosas saturnálias, de carácter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do Carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os actos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.

Este texto foi retirado de "Hiram Araújo", estudioso brasileiro do carnaval

Sem comentários:

Enviar um comentário